Cineramabc Vivo foi criado com o objetivo de reconhecer os novos meios de produção e suporte de exibição audiovisual. Concentra-se na sensibilização e expansão da produção em diferentes formatos como exibições ao vivo, diferentes suportes de filmagem e gravação, formatos que ultrapassam as possibilidades da sala escura, mas não a excluem.
Programação: 3 sessões compostas por obras audiovisuais de diferentes durações
CINERAMABC VIVO – DIA 04/11 – 18h30 – ESTALEIRO VILLAGE 2
CURTA-METRAGEM: O AQUÁRIO DE ANTÍGONA
Brasil / 2016
Primeira exibição
20 min / Classificação Livre
Direção: Alceu Bett
Com: Severoi Cruz, Amanda Felsky Peres e Borges de Garuva
Sinopse: O Aquário de Antígona conta a viagem fantástica de Severo que, para não morrer, é aconselhado por um Rei a levar um aquário até o mar.
Festivais / Prêmios: –
CURTA-METRAGEM: MILAGRES
Brasil / 2015
21 min / Classificação Livre
Direção: Adalberto Oliveira
Sinopse: através de relatos sobre memórias e vivências marcantes, mulheres compartilham seus vínculos com o mar dos milagres.
Festivais / Prêmios: Exibido em diversos festivais pelo Brasil. Prêmio Cineclubista – Melhor Filme para Reflexão / Menção Honrosa – 17º FESTCINE – Festival de Curtas de Pernambuco / Melhor Direção – IV FestCine – Festival de Cinema Curta Pinhais.
LONGA-METRAGEM: ESTRATOS
Estratos / Brasil / 2016
Primeira exibição
42 min / Classificação Livre
Direção: Filipe Maliska
Com Arthur Boscato, Filipe Maliska e Rodrigo Moreira
Sinopse: Mostra os conceitos por trás do projeto Entrevero Instrumental +, com depoimentos de integrantes da banda e entrevistas com Alegre Correa, Acácio Piedade e Matt Davey.
Festivais / Prêmios: –
CINERAMABC VIVO: – DIA 05/11 – 18h30 – ESTALEIRO VILLAGE 2
CURTA-METRAGEM: TEORIA DA PROVA 1
Beweistheorie 1 / Rússia / 2016
Primeira exibição na América Latina
6 min / Classificação Livre
Direção: Artem Tarkhanov
Sinopse: O título se refere ao tempo de mudanças radicais em sistemas axiomáticos da matemática, e de forma independente, a arte em que o tempo estava perdendo terreno da representação realista, a fim de descobrir a sua nova língua.
Festivais / Prêmios: –
LONGA-METRAGEM: CALEIDOSCÓPIO
Kaleidoscope/ Alemanha / 2015
Primeira exibição na América Latina
82 min / Classificação 14 anos
Direção: Telemach Wiesinger
Sinopse: Por terra, ar e mar: um livro de viagens em formato audiovisual de vinte e um capítulos. Tecendo numerosas viagens em toda a Europa e América do Norte disparou em seu estilo inexpressivo, Wiesinger abre um mundo maravilhoso de movimentos e estruturas. Esta aventura inebriante de descoberta é reunida por uma trilha sonora inovadora que envolve as imagens 16mm preto e branco em um caleidoscópio de composições musicais contemporâneas e sons abstratos.
Festivais / Prêmios: Edinburgh Lut. Festival / IndieCork / FIFE Île-de-France
SESSÃO COMPETIÇÃO VII – DIA 05/11 – 18h30 – ESTALEIRO VILLAGE 2
CURTA-METRAGEM: A PANELA DE SOPHIA
Brasil / 2014
Primeira exibição
3 min / Classificação 12 anos
Direção: Caio Salgado
Com Sophia Früst e Neele Plüschau
Sinopse: Baseado ha história real da atriz Sophia Früst que decidiu abandonar a Alemanha, seu país de origem, para morar dentro da comunidade Jardim Monte Azul na zona sul da cidade de São Paulo. O filme foi criado através de variadas referências filosóficas junto de uma jornada do herói representada pela atriz.
Festivais / Prêmios: –
LONGA-METRAGEM: CLARISSE OU ALGUMA COISA SOBRE NÓS DOIS
Brasil / 2015
82 min / Classificação 16 anos
Direção: Petrus Cariry
Com Sabrina Greve, Everaldo Pontes, Veronica Cavalcanti
Sinopse: A árida pedreira e a floresta que ainda pulsa. Um pai muito doente revê a filha. Ressentimentos são postos à mesa. A memória dos mortos, despertada por sangue, objetos, sombras e sonhos, afeta Clarisse nesse cenário de beleza e agonia. Seu marido e os negócios a esperam na cidade para um desfecho cartático.
Festivais / Prêmios: 3 prêmios no 7° Cine Fantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, incluindo Melhor Filme / 3 prêmios no 10° Festival de Cinema de Triunfo (PE), incluindo Melhor Fotografia / Festici – Melhor Filme / 26° Cine Ceará – Melhor Atriz / 7° Festival Internacional de Cinema de Fronteira (RS) – Melhor Atriz